Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Raia Jamanta ou Manta, como preferir...


Nome Científico: Manta birostris
Família: Rajidae
Ordem: Rajiformes
Distribuição: Encontrada em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos.
Habitat: Águas oceânicas, inclusive junto às ilhas costeiras durante o Verão.
Alimentação: Alimentam-se de plâncton, filtrado na boca e encaminhado para ela com a ajuda dos próprios "chifres".
Reprodução: Dão a luz a um filhote por vez, com cerca de 1 metro de largura e 10 kg.

Um dos maiores peixes, a arraia-jamanta mede até 7 metros e chega a pesar 1.800kg. Diferencia-se dos outros membros de sua família por possuir a boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.

Possui às nadadeiras cefálicas na forma de chifres, por isso o nome popular de "peixe diabo" e "morcego-do-mar". Tem coloração variada, existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e ainda, raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.

As manchas na parte inferior servem para identificação, funcionando como impressões digitais. Normalmente permanece na coluna de água e alimenta-se de organismos planctônicos ali presentes.

Animal dócil, de natação lenta e com reprodução tardia. Ela normalmente nada bem vagarosamente e, muitas vezes, com suas nadadeiras expostas, o que lembra as de um tubarão. Apesar disso, são extremamente mansas, permitindo que o mergulhador se aproxime.

A arraia-jamanta vive no máximo 20 anos. Por ficarem presas às redes dos pescadores, no Estado de São Paulo, elas foram incluídas na lista de animais ameaçados.

Um comentário: