Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Culpados ou Inocentes?

É A MESMA MENSAGEM ANTERIOR, PORÉM CORRIGINDO OS ERROS ORTOGRÁFICOS, POIS FIZ A MATÉRIA MUITO CANSADO E NÃO ATENTEI PARA OS ERROS. E TAMBÉM PESSO OBRIGADO AO LEITOR VITOR PROENÇA QUE ME AVISOU SOBRE OS ERROS.

Surfistas pescadores da praia de Icaraí-CE, tiveram o desprazer de pescar uma espécie ameaçado de extinção usando um artefato de pesca muito comum no estado. Com o auxilio de um espinhel de fundo para pescar raias, os envolvidos conseguiram capturar um tubarão lixa, Ginglymostoma cirratum, espécie ameaçado de extinção segundo a FAU, nas proximidades da costa.


O Tubarão lixa tem hábito muito peculiares no mundo dos grandes predadores do mar, os tubarões, na realidade é uma espécie que não oferece perigo algum para que está por perto, muito pelo contrário. è um animal que se alimenta de crustáceos e pequenos peixes, sua dieta é composta principalmente de lagostas e peixes que não chegam a 40cm, sua dentição é totalmente adaptada para quebrar e triturar conchas e não para rasgar tecidos.


Os pescadores demonstram prazer em ter capturado o animal, talvez por não saber que estão sujeito a pagar uma multa por pescarem uma espécie ameaçado de extinção ou por não entenderem o papel deste animal para o ecossistema, pois o tubarão controla a vida, de uma forma geral no mar, e como se tratava de uma fêmea, segunda analise das imagens, era uma animal que estava em fase de reprodução por estar com mais de 2,15cm, e assim os pescadores impediram uma espécie ameaçado de extinção de se reproduzir.

É uma pena que ainda haja essa falta de informação das pessoas por parte do meio ambiente. O governo deveria implantar programas ambientais de ensino nas escolas para que fatos como o citado acima não ocorram e gerem mais polemicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário