A principal arma dos tubarões é o seu dente, uma estrutura muito parecida com a dos dentes de todos os outros animais, porém com pequenas diferenças, é formada também por dentina e tem características ósseas.
A única estrutura ósseas dos tubarões, e essa é a principal característica que ajuda os historiadores a identificar a idade dos fosseis de tubarão, pois por seu esqueleto ser cartilaginoso, ele é facilmente corroídos e degradados pelas bactérias e organismos produtores de matéria orgânica livre.
Os dentes dos tubarões são utilizados apenas para segurar a presa e não para mastigar, na maioria das vezes os tubarões engolem suas presas inteiras. Sua mandíbula é projetável e durante sua alimentação, para que ele possa atingir a presa , ele projeta-a e consegue atingir melhor os animais. Muitas vezes os tubarões perdem os dentes na hora da alimentação e isso é automaticamente corrigido por fileiras de dentes que ao longo da evolução eles desenvolveram. Existem de seis a sete fileiras de dentes prontos para repor os perdidos.
Conheco esses dentes da imagem, eu os coletei nas praias do litoral paulista para meu trabalho de conclusão de curso da UNESP (Biologia Marinha).
ResponderExcluirPodiam colocar os creditos da imagem né?
Abraço
Pronto Adolfo
ExcluirMuito obrigado!
ExcluirEu achei um dente na praia e é igual ao maior da imagem, como é o nome do tubarão ??
ExcluirPorque alguns sao brancos e outros pretos ? tem a ver com o tempo?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo caso ali na imagem só tem um branco, pois este é um dente de um animal atual, não sendo um fóssil (como os de coloração mais escura, de marrom a cinza escuro).
ResponderExcluirExiste algum lugar que avalia dentes de tubarão?
ResponderExcluir