Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ELACE em Noronha

Pois é Galera o grupo ELACE teve a honra de ser convidado a participar da expedição Tubarões de Noronha, coordenada pelo professor Ricardo Clapis Garla da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que vem desenvolvendo atividades cientificas e de educação ambiental na Ilha de Fernando de Noronha a bastante tempo.

Os integrantes do ELACE, Thiago Pereira, Felipe Braga e Thiago Holanda terão uma grande oportunidade de aprender ainda mais da área que escolheram para trabalhar,durante aproximadamente 40 dias eles ficarão na ilha, entre janeiro e fevereiro. Eles agradecem a Deus e confirmam que iram voltar experts para a BrioShark - Semana do Tubarão 2012.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Palestra Animada

Hoje pela manha o grupo ELACE teve a oportunidade de palestrar, no ciclo de palestras organizado pela Universidade Estadual do Ceará, e pode interagir com estudantes sobre temas muito importantes como: Biologia de Tubarões e Raias, Pesca de Tubarões e Raias, Ataques de Tubarão e Educação ambiental voltada para a preservação de Elasmobrânquios.

Os palestrantes Thiago Pereira e Felipe Braga, conseguiram interagir na apresentação e fazer com que o clima de descontração fizessem com que o publico tivesse mais interesse e ficasse mais a vontade para também entrar na discação, elevando e muito o nível da atividade.

Thiago Pereira

Felipe Braga

domingo, 27 de novembro de 2011

Fotos do BIOSHARK





...BIOSHARK...

Nossa, uma realização de evento, podemos afirmar para quem não acreditava que seria possível, que hoje temos o prazer de dizer que somos capazes.
Com a idealização de Thiago Pereira Menezes, e o esforço de toda a equipe técnica a Semana do Tubarão - BioShark foi um sucesso.

todos os integrantes da equipe que trabalhou no evento pode ser satisfeito pelo prazer de passar ao publico uma imagem diferente sobre os tubarões e as raias.

mais de duas mil pessoas estiveram presentes no ateliê de artes do Dragão do Mar entre os dia 25 e 30 de outubro e puderam se encantar com a simpatia dos integrantes do ELACE e também com os animais expostos para toque no local.

Foi impressionante, nunca tinham reunido um numero tão expressivo no Ateliê de Artes do Dragão do Mar, ou seja, o BioShark tem esse potencial de agregar muitas pessoas e levar as pessoas a trazer outras pessoas para conhecer um pouco.

sábado, 1 de outubro de 2011

As pessoas são mestres em se preocupar com o que a televisão mostra, e com o que os jornais dizem. Precisamos enxergar a realidade para mudar o mundo, não basta nos basearmos por números e estatísticas, pessoas estão morrendo pelo simples fato de uma minoria controla o dinheiro e não querem ser incomodadas, e isso se estende para os animais, pobres indefesos diante de uma bala, ou de uma armadilha.... é meu amigo o mundo não está equilíbrio apenas pelas pessoas não, acabe com a natureza e acabe consequentemente com o mundo.


VAMOS SALVAR O MUNDO !!!!!

AGENTE PODE NÃO CONSEGUIR MAIS VAMOS CONTINUAR TENTANDO...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Raridade AXADA

Tubarão (Tubarão Duende)raro é encontrado no sul do Brasil...

Tubarão-duende é o nome popular de um peixe ma-
rinho da família Mitsukurinidae que pode alcançar até 4
metros de comprimento e pesar 220 Kg., sendo as fêmeas
maiores do que os machos. É uma espécie oceânica que
habita profundidades entre 300 e 900 metros.Possue cabe-
ça alongada, boca grande e parabóluca, maxila proeminente
com dentes delgados e longos. Sua coloração é branca -
-rosada com as nadadeiras azuladas. É um animal muito
raro de ser encontrado e pouco se sabe sobre esta espé-
cie, tudo indicando que seja ovovivíparo (VIDE). Esta amea-
çado de extinção.
Foto: Fabio Dutra





Um animal com dois metros e trinta centímetros, que foi capturado acidentalmente por um barco de pesca em uma profundidade de quatrocentos metros, na costa do Rio Grande do Sul, na latitude de 31° sul.

Essa espécie chega a atingir até quatro metros de comprimento e vive nas profundezas do mar. Ja teve registro no oeste do oceano Pacífico e a oeste do Índico e a leste e oeste do oceano Atlântico. sua dieta baseia-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos, que também vivem no fundo do mar.
Possui um longo nariz em forma de faca incorporada por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha.

"Os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo. Há registro dessa espécie ao largo das costas das ilhas japonesas, Austrália e do sul africano", observa Barcellos. "Desde 1898 foram encontrados 36 tubarões dessa espécie no mundo todo"

Mundo ELACE de Cara Nova...

novo e-mail para contato:

elacenovo@gmail.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

NOVA DATA...

A semana do Tubarão vem com tudo para mostrar as pessoas a realidade sobre os ANIMAIS.

DE 25 a 30 de outubro compareça ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura,
e descubra a verdade sobre a "FERA" e também sobre a delicadeza das Raias.


TUDO E MAIS UMA POUCO SOBRE TUBARÕES

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semana do Tubarão

Tudo que você acreditava era mentira.....

tudo que você pensava era falso.......

e agora tudo será esclarecido............


hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha


de 4 a 9 de OUTUBRO no Centro Cultural Dragão do Mar.




segunda-feira, 25 de julho de 2011

Meia Tonelada Voadora !!!

Um tubarão Branco de aproximadamente meia tonelada e tês metros de comprimento pulou em um barco no sul da Africa, mais precisamente na cidade de Mossel Bay, na Africa do Sul.

Na embarcação haviam alguns pesquisadores de vida marinha que na ocasião estavam jogando iscas justamente para atrair o animal.

Ao se depararem com um animal tão grande a situação se inverteu e alguns queriam pular no mar...rsrrsrsrrsrsrrsrsrrsrsr.



Cuidados são importantíssimos e com certeza toda a tripulação da pequena lancha estava preparada para situações previsíveis, porém um fato tão inusitado como esse,nos leva a crer que nunca estamos prontos de mais para a natureza.

O pobre tubarão estava no seu cantinho quieto e foi perturbado, uma sorte não ter machucado ninguém e também não ter se machucado muito.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ENCONTRO DA SBEEL 2011



A Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios, SBEEL, é uma entidade civil de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, fundada em 1º de agosto de 1997. Essa Sociedade teve como origem o Grupo de Trabalho sobre Pesca e Pesquisa de Tubarões e Raias no Brasil, o qual, desde 1985, reunia-se em encontros bianuais para discutir e divulgar os resultados das pesquisas de seus membros. Desde sua fundação, a SBEEL vem crescendo e assumindo posição nacional e internacional como órgão maior de concentração de especialistas em tubarões e raias no Brasil.

Entre os principais objetivos da SBEEL estão:

1) congregar estudiosos em estudos de elasmobrânquios;
2) promover, estimular e apoiar estudos sobre elasmobrânquios nas áreas do ensino, pesquisa e extensão;
3) zelar pela conservação e utilização racional da fauna de elasmobrânquios;
4) assessorar e emitir pareceres a entidades oficiais ou particulares relativamente aos elasmobrânquios;
5) estabelecer convênios e promover intercâmbio com sociedades afins em todo mundo, com vistas a ampliar o conhecimento sobre esse grupo e
6) contribuir para a conservação dos ecossistemas aquáticos nos termos da legislação vigente.

O VII Encontro da SBEEL será realizado na cidade de Rio Grande (RS), no período de 7 a 12 de agosto de 2011, e terá o objetivo geral de promover o intercâmbio de conhecimentos, o planejamento de pesquisas e das ações de conservação e pesca dos elasmobrânquios do Brasil e dos paises vizinhos. Esse objetivo será alcançado através da apresentação de trabalhos científicos e das atividades temáticas desenvolvidas. Para isso, serão convidados especialistas, e organizadas conferências, mesas-redondas, oficinas e mini-cursos. O VII Encontro da SBEEL será um evento aberto à participação da comunidade científica e acadêmica do Brasil e do exterior, pretendendo-se, além dos resumos, viabilizar a publicação dos trabalhos apresentados na Revista Atlântica, editada pelo Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

EXPEDIÇÃO SHARCK

um documentário sobre tubarões brancos que o canal National Geographic apresenta quase sempre em sua programação mensal...

Altamente recomendado, para que possamos intender que podemos estudar os animais sem precisar mata-los.


http://natgeo.com.br/especiais/expedicao-shark/

domingo, 12 de junho de 2011

Tigres e Martelo do MAR

Integrantes do grupo ELACE que desenvolvem um projeto de monitoramento de elasmobrânquios desembarcados na enseada do Mucuripe, em Fortaleza – CE, tiveram a oportunidade de registrar duas carcaças de tubarão que foram desembarcados na madrugada de sábado, dia 11 de junho, acreditasse que são tubarões da espécie Galeocerdo cuvier, tubarão Tigre e também foi vista uma carcaça de Sphyrna, tubarão martelo, não identificado a nível de espécie.

O tubarão tigre é uma das espécies mais observadas em todo o mundo e o tamanho de sua carcaça chegava a quase dois metros, porém foi visto apenas uma parte do dorso de um dos exemplares e a mesma indicava um animal de quase três metros de comprimento. Já o tubarão martelo tinha quase dois metros de comprimento também.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Orgulho!!!

Amanhã dia 11 de junho, começaram as atividades do BioShark - Semana do Tubarão, um evento que vai trazer muito conhecimento para o publico cearense e também para todos que se interessarem por Tubarões e Raias, muito obrigado a todos que nos apóiam, o ELACE agradece ao Secretário Adjunto da Pesca e Aqüicultura do Ceará, a Secretaria de Cultura do estado e aos responsáveis pela organização dos eventos no Centro Cultural Dragão do Mar.

inicialmente serão atividades de qualificação dos estagiários, e de divulgação oral do evento, contando também com o artifício da internet como meio de divulgação do evento, nos iremos nos reunir semanalmente, duas vezes por semana, para trabalhar nas atividades que serão realizadas no período do evento e também serão visitadas escolas públicas e particulares, para convidar a comparecer ao BioShark.

Bom esse é o pontapé inicial do projeto, muito feliz por isso.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

TUDO O QUE LE FALARAM É MENTIRA...

Hoje a mídia dos canais abertos não fala a verdade sobre os tubarões nem sobre as raias, esses animais que são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema.

Você precisará parar de ser manipulado pela TV para poder entender o que estamos querendo mostrar, porque o mundo pode ser inventado, mais a nossa cabeça é quem escolhe seguir ou não!

Hoje e sempre a verdade precisa ser mostrada, para que no futuro o planeta não entre em colapso apenas pelos interesses de uma minoria que só quer destruir a natureza. Hoje os tubarões tem a fama de malvados porém se num futuro não existirem os tubarões todos os oceanos vivaram deserto.

domingo, 5 de junho de 2011

Dente de Tubarão

A principal arma dos tubarões é o seu dente, uma estrutura muito parecida com a dos dentes de todos os outros animais, porém com pequenas diferenças, é formada também por dentina e tem características ósseas.

A única estrutura ósseas dos tubarões, e essa é a principal característica que ajuda os historiadores a identificar a idade dos fosseis de tubarão, pois por seu esqueleto ser cartilaginoso, ele é facilmente corroídos e degradados pelas bactérias e organismos produtores de matéria orgânica livre.

Imagem: Adolfo Tavares.



Os dentes dos tubarões são utilizados apenas para segurar a presa e não para mastigar, na maioria das vezes os tubarões engolem suas presas inteiras. Sua mandíbula é projetável e durante sua alimentação, para que ele possa atingir a presa , ele projeta-a e consegue atingir melhor os animais. Muitas vezes os tubarões perdem os dentes na hora da alimentação e isso é automaticamente corrigido por fileiras de dentes que ao longo da evolução eles desenvolveram. Existem de seis a sete fileiras de dentes prontos para repor os perdidos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tubarões e Sobrepesca

Sobrepesca

Atualmente os recursos marinhos em geral estão em um estado de sobreoesca, onde o esforço pesqueiro está atuando de forma tão incisiva que não estão mais conseguindo repor o que é retirado pela pesca. Isso é um fato alarmante, pois como essa pratica de pesca está tão forte o alimento natural dos tubarões está acabando e até mesmo por não ter mais o seu alvo original de pescaria os barcos estão capturando cada vez mais tubarões. E isso não poderia estar acontecendo pois o ecossistema marinho depende dos tubarões para manter o equilíbrio, já que a natureza em toda a sua perfeição já adaptou tanto os peixes ósseos como os cartilaginosos biologicamente falando, para uma perfeita harmonia quantitativa natural.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

terça-feira, 31 de maio de 2011

Culpados ou Inocentes?

É A MESMA MENSAGEM ANTERIOR, PORÉM CORRIGINDO OS ERROS ORTOGRÁFICOS, POIS FIZ A MATÉRIA MUITO CANSADO E NÃO ATENTEI PARA OS ERROS. E TAMBÉM PESSO OBRIGADO AO LEITOR VITOR PROENÇA QUE ME AVISOU SOBRE OS ERROS.

Surfistas pescadores da praia de Icaraí-CE, tiveram o desprazer de pescar uma espécie ameaçado de extinção usando um artefato de pesca muito comum no estado. Com o auxilio de um espinhel de fundo para pescar raias, os envolvidos conseguiram capturar um tubarão lixa, Ginglymostoma cirratum, espécie ameaçado de extinção segundo a FAU, nas proximidades da costa.


O Tubarão lixa tem hábito muito peculiares no mundo dos grandes predadores do mar, os tubarões, na realidade é uma espécie que não oferece perigo algum para que está por perto, muito pelo contrário. è um animal que se alimenta de crustáceos e pequenos peixes, sua dieta é composta principalmente de lagostas e peixes que não chegam a 40cm, sua dentição é totalmente adaptada para quebrar e triturar conchas e não para rasgar tecidos.


Os pescadores demonstram prazer em ter capturado o animal, talvez por não saber que estão sujeito a pagar uma multa por pescarem uma espécie ameaçado de extinção ou por não entenderem o papel deste animal para o ecossistema, pois o tubarão controla a vida, de uma forma geral no mar, e como se tratava de uma fêmea, segunda analise das imagens, era uma animal que estava em fase de reprodução por estar com mais de 2,15cm, e assim os pescadores impediram uma espécie ameaçado de extinção de se reproduzir.

É uma pena que ainda haja essa falta de informação das pessoas por parte do meio ambiente. O governo deveria implantar programas ambientais de ensino nas escolas para que fatos como o citado acima não ocorram e gerem mais polemicas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Culpados ou Inocentes?

Surfistas pescadores da praia de Icaraí-CE, tiveram o desprazer de pescar uma espécie ameassada de extinção usando um artefato de pesca muito comum no estado. Com o auxilio de um espinhel de fundo para pescar raias, os envolvidos conseguiram capturar um tubarão lixa, Ginglymostoma cirratum, espécie ameassada de extinção segundo a FAU, nas proximidades da costa.


O Tubarão lixa tem abitos muito peculiares no mundo dos grandes predadores do mar, os tubarões, na realidade é uma espécie que não oferece perigo algum para que está por perto, muito pelo contrário. è um animal que se alimenta de crustácios e pequenos peixes, sua diéta é composta principalmente de lagostas e peixes que não chegam a 40cm, sua dentição é totalmente adaptada para quebrar e triturar conchas e não para rasgar tecidos.


Os pescadores demonstram prazer em ter capturado o animal, talvez por não saber que estão sugeitos a pagar uma multa por pescarem uma espécie ameassada de extinção ou por não entenderem o papel deste animal para o ecossistema, pois o tubarão controla a vida, de uma forma geral no mar, e como se tratava de uma fêmia, segunda analise das imagens, era uma animal que estava em fase de reprodução por estar com mais de 2,15cm, e assim os pescadores impediram uma espécie ameassada de extinção de se reproduzir.

É uma pena que ainda haja essa falta de informação das pessoas por parte do meio ambiente. O governo deveria implantar programas ambientais de ensino nas escolas para que fatos como o citado acima não ocorram e gerem mais polemicas.

domingo, 29 de maio de 2011

Arraias são perigosas?

Nada disso...

As arraias são animais muito inofensivos, permitem que nos aproximemos muito deles, nunca atacam , são calmas, preferem estar nadando junto ao solo, só comem crustáceos, pequenos peixes, plânctons e realmente preferem ficar quietinhas.

se não mexermos com elas, com certeza elas não precisaram se defender de nós.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tubarão-azul

Abaixo teremos um trabalho feito por Hugo Bornatowski e Paulo Ricardo Schwingel, na Universidade do Vale do Itajaí.



ALIMENTAÇÃO E REPRODUÇÃO DO TUBARÃO-AZUL,
Prionace glauca (LINNAEUS, 1758), CAPTURADO NA
COSTA SUDESTE E SUL DO BRASIL

A amostragem dos indivíduos de Prionace glauca foi realizada utilizando-se espinhel de superfície em quatro
cruzeiros do B.Pq. Soloncy Moura, do IBAMA/CEPSUL, nos meses de dezembro de 2002, e março, abril e julho de 2003.
Foram capturados 61 indivíduos (31 fêmeas e 30 machos) em 20 lances do aparelho-depesca. Destes, somente 11 indivíduos
puderam ter seus conteúdos estomacais analisados, registrando uma dieta baseada em teleósteos pequenos e cefalópodes,
com destaque para os peixes Aluterus sp., Balistes sp. e Diodon sp., e para as lulas Illex argentinus e Chiroteuthis
veranyi. A estimativa da fecundidade uterina de P. glauca, que apresenta desenvolvimento vivíparo placentário, foi de
34,2 embriões/ovos por fêmea. Observou-se um sincronismo no desenvolvimento embrionário, mostrando que durante
dezembro a abril (verão e outono), quando os embriões apresentavam de 3 a 12 cm CT, as fêmeas estavam em início
de gestação; e por volta do mês de julho, quando os embriões estavam com 24 cm CT, as fêmeas estariam por volta do
seu quarto mês gestacional. Esse sincronismo pode alterar-se devido à ocorrência de fêmeas com ovos implantados nos
úteros de dezembro até julho do ano seguinte. Os resultados obtidos nesse trabalho sugerem que P. glauca utiliza a área
estudada, tanto para gestação quanto para parto.

quarta-feira, 25 de maio de 2011



1º Audição: os tubarões possuem uma grande capacidade auditiva, são capazes de escutar até leves ruídos a distancias consideravelmente grandes;

2º Olfato: é o sentido mais apurado dos tubarões, podendo captar odores a centenas de metros de distancia do animal, alguns registros indicam que os tubarões conseguem captar cheiros a até 3km de distancia;

3º Visão: algumas pessoas acham que não é bom, porém é um sentido muito bem adaptado para o meio aquático, sendo comparado até mesmo com a visão dos felinos em terra, algumas espécies de tubarão possuem um tipo de espelho no fundo do olho para duplicar a luminosidade nas profundezas do oceano;

4º Paladar: é um sentido pouco desenvolvido, já que os tubarões precisam estar constantemente se alimentando eles não tem a preocupação em diferenciar seu alimento.

5º Tato: sua linha lateral de encarrega de trabalham como sensor tátil, captando toda e qualquer vibração que possa passar próxima do corpo do animal, oscilações na água, fuga de possíveis pressas e etc.;

E o ultimo e mais evoluído sentido, o Sensor de Ondas Elétricas (6º Sentido), com este sentido os tubarões conseguem captar ondas eletromagnéticas emitidas pelos animais, ou seja, até o bater dos opérculos das presas ele pode captar.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tubarões...

Olá Sou Thiago Pereira e sou o responsável por este blog,
estive em um congresso de biologia marinha na semana passada e pude observar que os tubarões não alvo de estudos, já que, tanto nos baners como nas apresentações orais eles não foram muito abordados.

Se faz clara a necessidade de um programa brasileiro de estudo dos animais para que os mesmos sejam mais vistos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Raia Jamanta ou Manta, como preferir...


Nome Científico: Manta birostris
Família: Rajidae
Ordem: Rajiformes
Distribuição: Encontrada em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos.
Habitat: Águas oceânicas, inclusive junto às ilhas costeiras durante o Verão.
Alimentação: Alimentam-se de plâncton, filtrado na boca e encaminhado para ela com a ajuda dos próprios "chifres".
Reprodução: Dão a luz a um filhote por vez, com cerca de 1 metro de largura e 10 kg.

Um dos maiores peixes, a arraia-jamanta mede até 7 metros e chega a pesar 1.800kg. Diferencia-se dos outros membros de sua família por possuir a boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.

Possui às nadadeiras cefálicas na forma de chifres, por isso o nome popular de "peixe diabo" e "morcego-do-mar". Tem coloração variada, existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e ainda, raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.

As manchas na parte inferior servem para identificação, funcionando como impressões digitais. Normalmente permanece na coluna de água e alimenta-se de organismos planctônicos ali presentes.

Animal dócil, de natação lenta e com reprodução tardia. Ela normalmente nada bem vagarosamente e, muitas vezes, com suas nadadeiras expostas, o que lembra as de um tubarão. Apesar disso, são extremamente mansas, permitindo que o mergulhador se aproxime.

A arraia-jamanta vive no máximo 20 anos. Por ficarem presas às redes dos pescadores, no Estado de São Paulo, elas foram incluídas na lista de animais ameaçados.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Reino: Animalia
Filo:Chordata
Classe:Elasmobranchii
Ordem:Rajiformes
Família:Myliobatidae
Género:Aetobatus
Espécie:Aetobatus narinari


A raia-leopardo, ratão-pintado, raia-pintada, arraia-pintada, arraia-chita ou raia-chita (Aetobatus narinari) é um peixe da família dos miliobatídeos. A sua boca assemelha-se ao bico de uma ave, e a cauda a um chicote com 1 a 5 ferrões. O seu revestimento dorsal é azul-escuro, com manchas brancas; a região ventral é branca, o que lhe permite uma eficaz camuflagem, vista de cima ou de baixo.
Curiosidades

•A reprodução da raia pintada é realizada por todo ano em pares ou em trios.Os machos perseguem uma fêmea, montando-a.Após muitas tentativas quando chega a morde-la no dorso.

•Os filhotes, de 3 a 4, nascem de 17 a 33 centímetros.

•A carne das raias é considerada de razoável qualidade, a raia frequentemente aparece nos mercados, normalmente fresca.Costuma também ser utilizada como isca por pescadores.São capturadas com o arrasto de rede no fundo das praias.

•Idade entre 15 a 18 anos

Dasyatis Americana

Kingdom: Animalia
Phylum/Division: Chordata
Class: Chondrichthyes
Order: Rajiformes
Family: Rajiformes
Genus: Dasyatidae Dasyatis



Dasyatis Americana
Vive associada a solos arenosos, passa a maior parte do dia enterrada no solo, se alimenta de crustáceos e pequenos peixes. Para se enterrar ela usa de movimentos ondulatórios das extremidades do disco (corpo) que jogam a terra para cima do seu corpo. São muito sociáveis com mergulhadores, provando que não são perigosas e nunca iram atacar. Um fato bem conhecido foi a morte do “caçador de crocodilos”, Steve Irwin, que em um fato totalmente atípico sofreu uma perfuração na região do coração por um ferrão de uma raia desse gênero, que ao se sentir acuada e presa pelo apresentador, se defendeu levantando sua cauda e atingindo-o.

Precisamos saber que a mídia mostra fatos muitas vezes irreais para promover uma melhor auduencia, porém prejudica uma população de seres que não tem culpa de o ser humano ser tão estúpido.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Semana que vem...

Semana que vem será a semana das raias aqui no blog, todos os dias serão postadas informações sobre as espécies que ocorrem no litoral cearense.

CONFIRAM...

Ultima Chance

Essa é a ultima oportunidade de você participar do projeto BioShark – Semana do Tubarão, que terá como tema principal a conservação e educação ambiental enfocando tubarões e raias ameaçadas de extinção aplicada ao publico. Será realizada no Centro Cultural Dragão do Mar e será uma grande oportunidade de estágio para aqueles que gostam de educação ambiental e principalmente do elasmobrânquios.

Compareça ao Dep. de Engenharia de Pesca da UFC, sala 1005, dia 07/05/2011 às 8:00hs da manhã, para participar do teste de seleção...

OBRIGADO!!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fiscalização Funcionando

Uma embarcação foi autuada em flagrante quando pescava tubarões ilegalmente no Pará. A tripulação tinha autorização apenas para pescar peixes com rede, porém estava pescando tubarões com espinhel, um artefato de pesca que se caracteriza por ser uma linha com vários anzóis, chegando a capturar até 20 tubarões de uma vez só.

Na câmara frigorifica do barco existiam 120 tubarões que foram apreendidos e sua carne foi distribuída entre a população, mais as barbatanas que foram encontradas separadas dos corpos dos bichos foram todas enterradas com cal. O proprietário da embarcação foi multado em R$ 110mil.

domingo, 1 de maio de 2011

Pesca Desenfreada

As imagens falam por si só... :'(
Porém se faz necessário ressaltar que os tubarões possuem uma estratégia de vida diferenciada, com táticas reprodutivas que dificultam a reposição de um estoque inteiro, e vale ressaltar que 96% dos indivíduos das imagens são fêmeas.





Mais de 50 tubarões da espécie Rhizoprionodon sp.

Filhotes que ainda estavam no ventre de sua MÃE...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

link da postagem abaixo

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Mundo/4201-236184/Pescadores-jogam-tubaroes-feridos-ao-mar-na-Espanha.htm

Você sabe oq ue é o "FINING" ?

É uma pratica de total brutalidade que os tubarões sofrem, onde os pescadores cortam suas barbatanas e devolvem as carcaças do animal ainda vivo de volta no mar, onde eles iram agonizar e morrer, pois não possuem poder natatório pela falta de suas nadadeiras. O vídeo a seguir mostra um barco espanhol praticando o fining.

Reflitam sobre este vídeo e comentem por favor...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estágio ELACE

Neste sabao dia 30 haverá a primeira prova do teste para entrar no projeto BioShark do grupo ELACE.

Para participar basta comparecer ao Dep. de Engenharia de Pesca no dia indicado acima às 8:00hs na sala 1005.

Comércio de Raias

O comercio de raias vem crescendo cada vez mais no mundo, raias de água doce são cultivadas em baixa escala, ainda, para o aquarismo mundial.


Existem três gêneros de raias de água doce no Brasil são eles: Plesitrygon, Potamotrygon e Paratrygon, tais gêneros se diferenciam por terem números diferentes de raios peitorais, o mais comercializado e também a mais abundante é Potamotrygon.


No Rio Negro na Bacia Amazônica onde estão as espécies mais encontradas em cativeiro e de melhor estocagem, como a P. motoro, vivem em águas bem ácidas, chegando a tolerar extremos de pH ácido e regiões com fundo lodoso e cheio de folhas em decomposição. Já as arraias asiáticas, como a P. 58, a arraia chinesa, e a raia de bolas brancas, P. leopoldi preferem águas duras e alcalinas, porém vivem em rios com composição do fundo semelhante às brasileiras.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Tubarão se reproduz em cativeiro...

Sem nenhum estimulo e sem condições iguais as que lhe são convenientes um casal de tubarões consegue se reproduzir na sede do TAMAR na praia do Forte na Bahia.
Os animais foram capturados a uma profundidade de 750m e estavam vivendo dentro de um aquário, inesperadamente houve a fecundação e um filhote nasceu.


No vídeo que foi ao ar no dia 26/04/2011 no programa “Jornal Hoje” os pesquisadores dizem que a espécie de tubarão ainda não tinha sido identificada pelos biólogos, porém é um animal muito parecido com os do gênero Scyliorhinus.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Amor de Tubarão


Uma história incrível comoveu pessoas na Austrália, após ter salvado uma tubarão fêmea das redes de uma pescados, o também pescados Arnold Pointer criou um laço inesperado com o animal. Arnold passou a observar que sempre que entrava no mar a fêmea de tubarão o seguia pra onde fosse e isso passou a ser um incomodo, pois afastava todos os peixes da sua pescaria, mais o animal nadava ao lado de seu barco e ao se aproximar virava o dorso para receber carinho.

É parece mentira mais segundo relatos e imagens do pescados foi comprovado o sentimento de gratidão no PEIXE para com o HOMEM.

“O amor e a gratidão superam até os instintos.” (Thiago Pereira Menezes)

domingo, 24 de abril de 2011

De Volta do Feriado...

Só pra lembrabr galera...
Estamos de volta do feriadão de semana santa e nada melhor que voltarmos a pensar nos tubarões e raias que esttão sendo dizimados no nosso marzão.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Novo Comunicado Sobre Estágio


Os candidatos deverão estar presente no local e na hora abaixo:

Assunto: conhecimento em biologia e ecologia de elasmobrânquios
Local: Dep. de Engenharia de Pesca
Sala: 1005
Data: 30/04 ou 07/05
Horário de Prova: de 8:00h às 10:00

sábado, 16 de abril de 2011

Fascínio


Fascínio
O mundo dos elasmobrânquios é mesmo um fascínio, as mães mesmo capturadas tem o instinto de expelir seus filhotes, para os mesmo tenham uma chance de sobrevivência, por mais que não estejam completamente formados biologicamente, a mãe tem a esperança de que sobrevivam.

Como isso pode ser entendido?

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade